Nos próximos anos será comum entrar numa loja ou supermercado e começar a receber promoções no seu celular. Esse formato de publicidade já deu suas caras, de um jeito mais simplificado é claro, no início dos anos 2000.
Durante a popularização dos celulares (antes mesmo dos smartphones), os aeroportos, por exemplo, tinham transmissores Bluetooth espalhados pelas instalações para poder exibir promoções e avisos publicitários para as pessoas. Na época (10 anos atrás), ter acesso à internet pelo celular era o calcanhar de Aquiles dessa funcionalidade e você precisava, manualmente, habilitar o Bluetooth para receber esses avisos (alguém gostava disso?).
Então tudo evoluiu, até que surgiram os Beacons.
Antes de mais nada, os Beacons não estão chegando em primeira mão por esse artigo. Muitas empresas e lojas já os utilizam há pelo menos três anos. Só que é algo que ainda não pegou definitivamente. Mas está quase!
Esses pequenos dispositivos não são nada mais que sensores que transmitem um sinal Bluetooth Low Energy, ou Bluetooth 4.0, que são autocolantes e são utilizados em ações de marketing, de vendas e sociais e que podem oferecer muita interatividade ao usuário. Através de dispositivos como tablets ou smartphones, o Beacon envia um sinal para o aparelho e, este, ao receber, exibe informações, alerta usuários ou realiza qualquer ação pré-programada pelo aplicativo.
Mas onde os Beacons vão fazer a diferença? Além de servirem como uma plataforma mais segmentada de anúncios, eles podem ter diversas outras finalidades. Não vou listar todas aqui, mas quanto mais você se aprofundar nessa tecnologia, mais vai perceber o quão abrangente ela é.
É possível traçar os hábitos das pessoas que estão interagindo com os Beacons, o caminho que elas fizeram, a posição delas em um determinado ambiente entre outras centenas de possibilidades.
Muitas lojas e estabelecimentos vão definir suas estratégias para poder fisgar o cliente por meio de descontos ou ofertas exclusivas. Em troca, você estará oferecendo à loja seus hábitos de consumo e preferência. É uma troca que pode ser benéfica para os dois lados, e os Beacons farão esse meio de campo.
Com todas essas possibilidades aliadas à criatividade, o que foi feito até agora com potencial para mudar o comportamento do consumidor?
Mastercard e Northside Festival
A Mastercard realizou uma ação em 2014 para o festival anual Northside Festival, no Brooklyn, em Nova York. Durante o festival, foram espalhados diversos Beacons pelo evento, no qual o cliente, ao se aproximar, recebia uma notificação de que havia sido premiado com ingressos para o camarim, festivais de cinema, vouchers de comida e outros diversos brindes.
Caça ao Ovo da Garoto
A Garoto realizou uma ação de Caça ao Ovo para a páscoa de 2015. Nessa ação, a criança era convidada a baixar um aplicativo da Garoto, ligar o Bluetooth, e sair caçando ovos de páscoa premiados pelos corredores de supermercados. Alguns ovos especiais foram desenvolvidos com um Beacon dentro e, através do aplicativo, o coelho, personagem da ação, indicava às crianças se elas estavam perto ou longe do ovo premiado, através da brincadeira de “quente ou frio”.
Aqui na CASA, essa tecnologia está na pauta há algum tempo e, junto com as áreas de criação e planejamento, estamos elaborando diversas ideias inovadoras e interativas que impactam de alguma maneira o relacionamento com o usuário.